«

»

set 10

Exame 70-450 para MCITP SQL Server


Designing, Optimizing and Maintaining a

Database Administrative Solution Using

Microsoft SQL Server 2008

 

 

Se você está pensando em se tornar um MCITP de SQL Server, aqui vão preciosas dicas que com certeza te ajudarão a passar no exame, se você não for um test dumper:

 

1- Se prepare para um bombardeio de questões

São 50 questões. Isso mesmo, 50 questões e com enunciados que parecem introduções de livros de romance. Não sei exatamente para que serve a frase “você é administrador de banco de dados de uma grande empresa e gerencia servidores com SQL Server” a não ser para deixar o enunciado maior, além de confundir quando eles adicionam apenas uma ou duas palavrinhas no meio que podem te fazer errar a questão. A dica aqui é: treine bem o seu inglês e leia sempre o enunciado todo com paciência mesmo que seja ridículo.

 

2- Backup e restore

As perguntas sobre backup e restore são bem elaboradas e caem de monte. É sempre um estudo de caso, apresentando uma solução de backup já existente e um tipo de disastre para você recuperar. A jogada é estudar este assunto com afinco e chegar na prova com o conceito sólido na cabeça. Com o conceito bem estudado, é só pensar na melhor possibilidade porque muitas questões possuem mais de uma resposta correta mas somente a melhor é que vale. Apenas uma questão apresentou um modelo de recuperação de desastres pedindo a melhor estratégia de backup. Por incrível que pareça, estudar filegroups e particionamento é indispensável neste tópico. É o assunto mais cobrado na prova, responde por 20% do resultado.

 

3- Tipos de replicação

Raras as perguntas que requerem conhecimento detalhado das replicações. Sabendo o conceito básico e a diferença entre cada uma delas é possível responder 85% das questões com facilidade. As perguntas querem explorar seu conhecimento sobre o que os tipos de replicação são capazes de fazer e não como configurá-los. Qual tem o melhor controle de fluxo de dados, qual garante alta disponibilidade, qual é o mehor para recuperação de desastres, qual é o melhor para funcionar em tempo real, etc. Estude bem o conceito de failover cluster (aproveite nossa série de artigos antes de fazer a prova), Database Mirroring e Log Shipping.

 

4- Segurança

Considero a parte mais difícil, vamos fazer uma série de artigos voltados para segurança em breve. Para se sair bem você deverá estudar os tipos de autenticação, server roles, database roles, instância dentro e fora de domínio, autenticação de linked servers, criptografia e certificados (estude isso em detalhes, master key, TDE, backup criptografado, etc), qual tipo de conteúdo só pode ser criptografado com EFS, enfim, esta parte é a segunda mais cobrada e as questões são caprichadas em detalhes. Segurança em somente uma base, uma tabela, uma coluna, etc. Veja bem o que é possível fazer com polices, auditoria, triggers de logon, triggers de segurança e triggers de eventos.

 

5- Monitoramento

Ótima oportunidade para estudar as Dynamic Management Views (tem questão que se você não souber o nome correto de uma view já era…), quais os tipos de informações que se pode obter com elas, em que casos é melhor usá-las, etc. Aproveite e crie um lab de data collector. Saiba os contadores do perfmon, registros do event viewer, WMI, profiler.

 

6- Performance

Aqui cai de tudo. Problemas de lentidão, situações do dia a dia, estude muito particionamento de tabelas, tipos de waits, I/O, NUMA, paralelismo, índices, tipos de compactação, tipos de RAID, resource governor, resource pools, resource groups, etc. Estude as particularidades de índices especiais como XML, espaciais, etc.

 

7- Outros

Pouca gente utiliza e pode ser seu calcanhar de aquiles na prova, não esqueça dos pacotes SSIS, centralização de configurações para grandes parques, conexão dedicada para administrador, hardware, transações marcadas e outros que se eu estiver esquecendo atualizo o artigo.

 

Você pode obter mais informações neste link, direto do site da Microsoft.

 

Se você também já fez esta prova e tem algo mais a acrescentar, por favor, não deixe de comentar.

 

Bons estudos e boa sorte na sua prova!

 

 

 

 

.

2 comentários

  1. Angelo Maximo

    Muito Bom Luiz, realmente você abordou os tópicos cobrados no exame. Eu recomendaria aos que irão prestar esse exame a estudarem bem sobre MAXDOP e NUMA, são ítens que, apesar de não serem muito cobrados no exame, podem ser a diferença entre ser aprovado ou não.
    Parabéns pela aprovação no exame.

  2. Roberto Gentile

    Ótimo artigo, parabéns, com certeza ajudará muitas pessoas e desmistificar outras! Só não vale braindump (rs!) 🙂

    Abs,

    Roberto Gentile

Deixe uma resposta