«

»

set 16

Identificando a conexão pela cor

É muito comum estarmos conectados no ambiente de QA e de produção ao mesmo tempo, identificando possíveis diferenças, publicando algo novo que foi homologado, realizando mudanças. O problema é que depois de uma noite inteira trabalhando, se seu telefone toca, você percebe no canto da tela a chegada de um email do seu chefe com o assunto “Urgente”, e ainda para não perder tempo você começa logo a restauração daquela base enorme que vai demorar, aumenta muito o risco de você acabar caindo nas garras da falha humana, uma das principais causas de indisponibilidade de serviços.

Independente das circunstâncias, você sempre será o sujeito que causou a indisponibilidade, podendo até implicar em apelidos desagradáveis. Acredito que muita gente passou pela situação de cometer um erro humano e algumas de serem injustamente apelidadas pelos colegas chatos como um colega chamado carinhosamente de rm -rf.

 

Para evitar uma desgraça dessas podemos utilizar a barra de status da conexão para sabermos sempre em qual instância estamos executando nossas querys. Veja:

 

Status bar helping

 

Agora fica mais difícil confundir que o ambiente de QA é o de cima, em verde e o de produção é o inferior, em vermelho. Como fazer? Bem simples, de acordo com a dica do Pinal Dave, abra o SQL Server Management Studio, clique em connect, depois em options, na guia Connection Properties, marque a caixa Use custom color, clique em Select e selecione a cor que você deseja para aquela conexão. No nosso caso, selecionamos a cor verde para o servidor de QA. Na conexão do servidor de produção selecionamos vermelho. Quando você abre uma nova query, a barra de status vem com a cor da instância que você está selecionando no momento.

 

E nada de apelidos sem graça nenhuma 🙂

 

 .

3 comentários

  1. Jean Puga

    O trabalho de um analista de sistemas, diversas vezes roda em torno de investigação e garimpagem. Levando em algumas situações ao certo descontrole devido a N demandas de nosso dia-a-dia. Ferramentas que vem a organizar e a separar essas informações são essenciais em nossas rotinas.

    Obrigado SqlDicas.

  2. Fabrizio

    Legal isso, conheci um DBA que gostava de ficar logado no servidor via RDP justamente para evitar esses problemas. Porém ficava usando uma sessão de TS como desktop que era um problema pra nos Sysadmins.

    Boa dica!

    Abç

  3. Emerson

    Muito boa essa dica, obrigado por compartilhar.

    Que Deus os abençoe!

Deixe uma resposta