«

»

dez 09

SQL Internal Ops Conference – Resultado

 

 

Sexta-feira foi o esperado SQL Internal Ops Conference, em Porto Alegre, e o resultado superou as expectativas:

 

 

 

1- Porto Alegre é demais, as pessoas são educadas e prestativas, você se sente bem à vontade.

2-A PUC é grande, quando você for lá, procure saber qual é o prédio correto ou pode acabar se atrasando.

3- A infra do lugar é demais, um auditório de verdade com cadeiras confortáveis, ar condicionado bem forte, projetor e tela bem posicionados e de qualidade, áudio muito bom, não houve nenhum problema de infra.

4-A especialista em BI Viviane Ribeiro foi a anfitriã e chamou o JP Clementi, MVP Lead do Brasil, que deu informações muito bacanas sobre os programas MSP, MTAC e MVP da Microsoft. Sabia que no mundo todo só existem 4.000 MVPs desde 1993 e que este número não muda? Explicou um pouco como funciona o processo de eleição dos MVPs, citou alguns deles e ainda brincou com o pessoal que é MVP há vários anos seguidos. Informações como esta você só pega assim, participando de eventos como este.

5-Viviane Ribeiro voltou ao comando e fez uma ótima apresentação (com vídeo) abordando Hadoop, falou do conceito de Big Data e perspectivas sobre o mercado de trabalho na área de TI. Perguntou pro pessoal o que viram no vídeo e quem levantasse a mão primeiro para responder ganhava este Squeeze muito legal:

 

img_1519

 

Não sei se o pessoal estava tímido mas percebendo que ninguém levantou a mão eu respondi e levei o Squeeze e um caderno de anotações com uma caneta muito legal, feitos de material reciclado imitando madeira.

 6-Logo depois vieram Ruy Pimentel mostrando um pouco de como ele gerencia um grande número de servidores usando Powershell e alguns números interessantes como quantidade de servidores por DBAs na Dell (3.000 SQL servers x 50 DBAs) e Rodrigo Silva, apresentando um estudo de caso onde foi possível enxugar a infra e ainda assim obter maior performance, também na Dell.

7-Em seguida o Alex Rosa, especialista de SQL Server na IBM, falou sobre as vantagens de ser certificado e como utilizar isso ao seu favor, como tirar proveito. Deu ótimas dicas e exemplos, além de comentar ter compreendido e concordado com a nova forma de certificação de SQL Server (MCSA e MCSE). Na IBM a relação servidor x analista é diferente da Dell, com 1000 servidores gerenciados por 30 DBAs, dependendo do contrato.

8- Intervalo de duas horas para almoço e percebi outro ponto positivo de infra: dentro do prédio bem ao lado do auditório que estávamos existe um restaurante ótimo, comi um filé mignon com fritas sensacional. Isso foi muito bom porque bem na hora do almoço uma chuva de verão chegou pra dar uma refrescada e eu não precisei encarar essa pra almoçar.

9- Na volta a coisa esquentou tecnicamente. O MVP de SQL Server Luciano Moreira e o especialista em C# e SQL Server Ivan Lima explicaram como funciona o SQLOS de uma maneira incrível, parecia uma aula de SQL Internals. Este conceito é muito importante pra entender como o SQL se relaciona com o sistema operacional e como ele faz para ser colaborativo mesmo rodando abaixo de um sistema operacional preemptivo. Considero esta informação fundamental para um DBA que faz troubleshooting em instâncias de SQL Server. Sem contar que escovação de bit é o que todo geek gosta né? É aí que o Ivan Lima saca o WinDbg e mostra o passo a passo do SQL na prática, enxergando as instruções de dentro da memória durante um insert.

10- Fizemos uma pequena pausa de 20 minutos para um café banquete que esperava por nós na sala ao lado, quando tive a oportunidade de conversar com o Ivan e também com o Luan Moreno sobre os eventos e troca de experiências. Adicionei uma coisa em meu checklist de verificação de ambientes, agora olho o fill factor de todos os objetos. Encontraram um caso onde o fill factor foi configurado para 1%, por um engano no entendimento desta opção.

11- De volta ao auditório foi a vez da MCC Priscila Mayumi Sato mostrar de uma forma divertida o Entity Framework, uma ferramenta que possibilita que o desenvolvedor que não conhece SQL Server crie e edite objetos utilizando classes. Depois ela disponibilizou este vídeo muito legal.

12- Nesta parte o MVP Diego Nogare mostrou bastante coisas de BI, foi muito legal ver o Power Pivot e Powerview de perto funcionando muito bem com 68 milhões de registros, em um notebook. Vimos a escalabilidade e a quantidade de coisas fantásticas que se pode fazer com estas ferramentas, até mesmo pelos os próprios consumidores da informação (self-service report) usando o próprio Excel.

13-Na sequência o Luan Moreno apresentou de uma forma bem legal o Column Store Index e mostrou a escalabilidade que se consegue obter com este tipo de indexação voltada para OLAP. Por sorte, mesmo que você tenha perdido esta apresentação, o Luan escreveu este artigo na Wiki do Technet com direito até a demo.

14- Por último, apesar de não estar muito relacionado com o tema, a Gerente de Processos na Dell Aline Paquet falou sobre ITIL, mais especificamente o gerenciamento de problemas e a importância do processo de RCA (Root Cause Analysis).

15- De volta com a Viviane Ribeiro houve o sorteio de brindes legais, mochilas, pendrives, squeezes (diferentes do que eu ganhei que só tinha um 😀 ), agendas, cadernos e algumas outras coisas.

 

Veja algumas fotos do evento:

 

 

img_1508

img_1506

img_1505

img_1503

img_1501

img_1500

img_1497

img_1494

img_1492

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostaria que eventos como este acontecessem com regularidade, para que as pessoas se fidelizem e se programem. Imagina só você já poder comprar suas passagens para o próximo SQL Server Internal Ops Conference?

Quem não foi realmente perdeu. A dica aqui é que se programem para participar de eventos como este, mostrem para a empresa onde trabalham a importância de participar e o valor que agrega para o profissional. Ter toda esta experiência por apenas 1Kg de alimento não perecível é uma oportunidade única, não perca.

 

 

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Priscila Mayumi Sato

    Haha, que bom que tu achou divertido :p

    O evento em si foi muito bacana, bastante conteúdo. Eu curti, pelo menos 😀

  2. Luiz Mercante

    Tem bastante coisa pra melhorar mas no geral foi muito bom sim!

  3. Rodrigo Silva

    Muito bom conhecer pessoalmente os membros da comunidade.

  4. Luan Moreno

    Show demais meu parceiro, foi um prazer te conhecer, espero que nos vejamos mais para discutirmos coisas mais DEEPS!!! ahuahuahua abs e se cuida qualquer coisa sabe aonde e encontrar 🙂

  5. Fabiano Pereira da Rosa

    Muito bom Luiz, excelente descrição da sequencia do nosso evento. Estou muito feliz por ter tido sua presença lá conosco.
    Tivemos alguns ajustes de ultima hora no cronograma mas acredito que ficou uma porta aberta os próximos encontros da comunidade. Temos local e estrutura, conto com o apoio de todos para os próximos eventos da comunidade!

  6. Luiz Mercante

    Pessoal, adicionei o link do vídeo da Priscila onde falo de sua apresentação: http://www.youtube.com/watch?v=4lcAooTGip8

  7. Alex Rosa

    Olá Luis,

    Sobre o formato de atendimento da IBM, servidor x analistas, a IBM possue outros formatos dependendo do contrato com o cliente.

    []s

  8. Luiz Mercante

    Valeu Alex, editei esta parte, obrigado pela consideração e por ter lido nosso artigo.

Deixe uma resposta