«

»

set 01

SQL Saturday #245 – como foi

Pra quem não foi no SQL Saturday #245 realizado pelo PASS em conjunto com a comunidade no Rio de Janeiro em 31/08/2013, estamos trazendo um pouco do que foi este grande evento que trouxe palestrantes de todo o Brasil.

 

O que impressionou logo no começo foi a quantidade de pessoas que compareceram para prestigiar e aprender em pleno sábado ensolarado. Olha só o tamanho da fila pra entrar, mesmo tendo bastante gente atendendo e fazendo com que a fila andasse bem rápido. Dá gosto ver eventos assim, onde a divulgação foi bem feita e mostrando a credibilidade do SQL Saturday.

 

Olha a quantidade de gente atendendo e ajudando no fornecimento das credenciais e do material muito bacana, com os contatos de todos os palestrantes e comunidades, um eBook gratuito da O’REILLY entre uma lista enorme de opções (demorei meia hora pra escolher), material da Universidade Veiga de Almeida que hospedou o evento, um resumo sobre o PDW do SQL 2012 e uma licença gratuita do software xSQL Data Compare.

 

A abertura foi feita pelo Chapter Leader do PASS no Rio de Janeiro Dennes Torres, também Diretor da Búfalo Informática, que gentilmente cedeu uma série de kits de brindes que, entre vários ítens, possuíam um treinamento gratuito em DVD.

Érika Madeira

 

A primeira sessão que assisti foi da Érica Madeira, sua primeira apresentação no SQL Saturday mas com bastante experiência de outros eventos, falando sobre as novidades do SQL Server 2014, Big Data, Data Quality, sobre o PDW do material que era entregue na entrada e mostrando de uma forma bem divertida o Plugin para o Excel do Analytics for Twitter.

 

Luan Moreno

Foi bem legal porque logo depois veio o Luan Moreno, que tive o prazer de rever depois do InternalOps, detalhando tecnicamente o funcionamento da tecnologia In-Memory do SQL Server 2014 com Hekaton e  Hash Index. Fez demos e mostrou um insert de meio milhão de registros em 06 segundos, no seu próprio notebook, respondendo um monte de perguntas que os participantes fizeram.

 

 

Durante a pausa pro almoço foi possível ver que o evento realmente estava cheio mas o principal foi poder conhecer pessoalmente o Marcos Freccia que apresentou uma sessão de introdução a queues e wait types, o Nilton Pinheiro que apresentou uma sessão sobre Troubleshooting for Microsoft SQL Server 2005/2008/2012, o Diego Nogare que mostrou por onde começar com o Big Data, além do Marcus Vinícius Bittencourt e do Marcelo Fernandes que fizeram as duas últimas sessions que participei. Não dá pra conhecer todo mundo em um evento só mas nos próximos espero poder conhecer outros feras como o Gustavo Maia Aguiar que falou sobre Concorrência, RCSI e SIL e o Fabiano Neves Amorim, que mostrou as novidades do Query Optimizer no SQL Server 2014. Tive a oportunidade de conhecer também a Karla Landrum e ganhei um dos melhores brindes que estavam distribuindo, um DVD com as best of do PASS Summit 2012 com 10 sessões sensacionais que vou começar a assistir ainda hoje.

 

Oduvaldo ZeferinoNa volta do almoço foi a apresentação do pessoal da Mainwork, mostrando o Ignite da Confio funcionando. Por acaso tinha comentado com o Luan Moreno na hora do almoço sobre esta ferramenta que tive a oportunidade de utilizar, fica aí o link como recomendação desta ótima ferramenta para quem ainda não conhece.

 
 

Marcelo FernandesNa sala lotada e prendendo a atenção de todos com uma apresentação muito bem elaborada e bem completa estava o Marcelo Fernandes falando sobre Alta Disponibilidade de uma forma bem abrangente, não se prendendo somente à tecnologia AlwaysOn mas abordando os demais aspectos deste assunto tão importante, respondendo as várias perguntas dos participantes, onde consegui ganhar o livro SQL Server Transaction Log Management que já tava na minha lista de compras respondendo o que é Recovery Point Objective.

 

Marcus Vinicius

 
 

Por último assisti a sessão do Marcus Vinicius Bittencourt que se virou bem mesmo com a impossibilidade da presença do grande Laerte Jr., falando sobre as comunidades e os principais contadores do Performance Monitor.

 
 
 
 

Francisco SantosDepois tiveram os sorteios e os agradecimentos aos patrocinadores e ao próprio PASS, onde acabei ganhando uma pasta pra notebook bem legal que por acaso eu estava precisando enquanto o Francisco Santos ganhou uma licença full do SQL Toolbelt da Redgate.

 
 
 

Confira a galeria com as fotos do evento:

Sem dúvidas participar dos eventos do PASS é excelente, não deixem de aproveitar participando dos próximos que já estão agendados.

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Angelo Máximo Moreira Silva

    Excelente evento, onde pude assistir a palestras de vários feras da comunidade. Foi um ótimo evento !

  2. Luiz Mercante

    Além da oportunidade de nos conhecermos pessoalmente hehehe. Foi um prazer meu caro, nos encontramos nos próximos!

  3. Bruno

    Bacana!

    Em SP está previsto acontecer algum evento como esse?

  4. Luiz Mercante

    Bruno, no link abaixo você consegue consultar quais eventos estão programados. Ainda não há nada em SP mas estamos trabalhando nisso.

    Abs!

    http://www.sqlsaturday.com/events.aspx

  5. Luiz Mercante

    Bruno,

    Como prometido, saiu um evento em SP para Setembro:

    http://www.sqlsaturday.com/325/eventhome.aspx

    No próximo sábado, 26/04, acontecerá um em Porto Alegre:

    http://sqldicas.com.br/event/sql-saturday-248/

    Abraços!

Deixe uma resposta